Em Rosh Hashaná, costuma-se consumir apenas bebidas e alimentos adocicados
- indicando a esperança de um ano de fartura e doçura. Esta tradição
aparece nos textos sagrados. No Livro de Samuel, por exemplo, o rei
David e suas tropas enviaram a Nabal, o carmelita, a mensagem: "Aqui
viemos para o Yom Tov; por favor, dá-nos o que estiver ao teu alcance"
(25:8). Segundo Rashi, era véspera de Rosh Hashaná e David não tinha
alimentos para a refeição festiva. Embora Nabal tenha recusado o pedido,
sua esposa, Abigail, forneceu os víveres, inclusive vinho, uvas e figos
secos. Estas frutas adocicadas constituíram as refeições de Rosh Hashaná
do rei David e seus homens. Foi também em Rosh Hashaná que Neemias,
no capítulo 8:10, dispensou os judeus reunidos em Jerusalém, dizendo-lhes:
"Vão, comam alimentos ricos, tomem bebidas doces e mandem um pouco para
aqueles que nada prepararam para si mesmos, pois sagrado é este dia
para o Senhor".
O costume de consumir alimentos doces é uma das características mais
marcantes das refeições de Rosh Hashaná. O kidush é feito de preferência
sobre um vinho doce e, em seguida, molha-se um pedaço de chalá no mel
ou no açúcar. Certas comunidades têm o hábito de molhar o pão no mel,
ao invés do sal, no período de Rosh Hashaná até o sétimo dia de Sucot.
As chalot usadas na festividade também são adocicadas e, diferentemente
do feitio de trança geralmente usado no restante do ano, são feitas
redondas para simbolizar o ciclo da vida, da continuidade e da eternidade.
Feitas sem arestas, simbolizam nosso pedido para um ano sem conflitos.
O feitio circular, de coroa, serve também como lembrete da Realeza de
D'us, o tema mais importante da data.
Há várias simbologias no ato de se molhar a chalá no mel. Entre elas,
a semelhança existente entre a chalot e o maná que alimentou Israel,
durante 40 anos no deserto. Qual era o gosto do maná? "Tinha o sabor
de massa frita com mel" (Êxodo 16:31). A própria palavra ´mel´, em hebraico,
transmite a esperança na Misericórdia Divina, pois o valor numérico
da palavra "dvash" (mel) equivale ao valor de "Av Ha'Rachamim" (Pai
Misericordioso). Assim, o mel simboliza a esperança de que a sentença
decretada por D'us seja amenizada por Sua infinita compaixão.
É também no mel que, a seguir, molhamos uma fatia de maçã - ou no açúcar,
como fazem os judeus orientais, para reforçar os votos para o novo ano.
Após agradecer o Todo Poderoso por Sua benevolência, pedimos que Ele
nos conceda novamente um ano bom e tão doce quanto o mel.
( Morashá)
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