quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Sistema Nervoso Periférico


Em qualquer exército, a eficiência de um comandante é medida por sua habilidade na direção dos oficiais que lhe são subordinados e pelo desempenho de suas tropas no campo de batalha. De modo semelhante, no corpo humano, a competência do cérebro (comandante superior) e do coração (comandante supremo) só pode ser avaliada segundo a atuação de seus “oficiais” e de suas “tropas”. Os “oficiais” são os cinco sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato – que fazem parte do sistema nervoso periférico. As “tropas” são os demais sistemas do corpo.

É significativo o fato de quatro de nossos órgãos sensoriais – olho, orelha, nariz e boca – estarem localizados na cabeça e na face. O Rei Salomão ensinou (Eclesiastes 2:14): “Os olhos do sábio estão em sua cabeça, mas o tolo caminha na escuridão.” O Talmud indaga (Ierushalmi, Sotá 8:10): “Porventura os olhos do tolo estão em seus pés? Na verdade, isso significa que, mesmo enquanto ainda se encontra no processo de planejar suas ações, o sábio já está com o pensamento à frente, no resultado final.”

Os órgãos sensoriais não foram colocados na cabeça por acaso. A cabeça representa o projeto intencional e o ato determinado, o conceito de “ação final” que é concebida “primeiro no pensamento” (oração Lechá Dodi). Como os órgãos sensoriais são essenciais na definição das ações que são exigidas nas diferentes situações, é conveniente que eles estejam localizados na cabeça, onde ocorrem as atividades de planejamento e pensamento. E, é claro, dado que o mundo vindouro é a meta suprema que deve sempre ocupar o nosso pensamento e guiar as nossas ações, para que os olhos, orelhas, nariz e boca desempenhem seu papel de oficiais do intelecto de forma eficaz e fidedigna, eles nos devem orientar e conduzir a esse objetivo final.

Começaremos esta seção com uma breve exposição das características fisiológicas dos quatro sentidos que estão baseados na cabeça e na face. Uma análise das qualidades espirituais destes sentidos será apresentada nos capítulos subseqüentes. O sentido do tato, apesar de também funcionar na cabeça, está mais associado a outras partes do corpo e será examinado na parte 8, “O Sistema Locomotor”.



(Extraído de Anatomia da alma)


http://www.sefer.com.br/details/10354/anatomia-da-alma
 Livro Anatomia da Alma, para saber mais sobre este produto, acesse o link.

http://www.sefer.com.br/details/10354/anatomia-da-alma


Editora e Livraria Sêfer

Nenhum comentário:

Postar um comentário