quinta-feira, 13 de março de 2014

Raashanim

Raashanim (reco-recos) em Purim
Barulho para afastar o nome ruim de Haman

A história de Purim conta o plano do malévolo Haman, ministro do rei persa Achashverosh, para aniquilar todos os judeus do reino, que se estendia por boa parte do mundo colonizado na época.

Haman, ensinam nossos sábios, era descendente de Amalek, um povo que atacou os israelitas após a saída do Egito de forma covarde e inesperada, atingindo primeiro os mais fracos, que andavam no final do comboio. Desde então, nos foi ordenado por Hashem que fizéssemos de tudo para apagar a memória de Amalek da face da terra, como eles quiseram fazer com o nosso povo!

Todos os anos, nós lemos a história de Purim na sinagoga na noite de Purim e na manhã seguinte. Além das fantasias, temos mais um costume interessante que diverte as crianças e os adultos: usamos raashanim, reco-recos, durante a leitura. Por que atrapalhamos a leitura com o som de reco-recos?

É muito simples! Durante a leitura, toda vez que é pronunciado o nome do perverso Haman, tocamos nossos barulhentos reco-recos para apagar seu nome, sua memória, para que seja esquecido e afastado de nosso povo, conforme Hashem nos ordenou!

O que você acha de levar um reco-reco para a leitura da meguilá (história) de Purim neste ano?
Confira:
http://www.sefer.com.br/details/13257/reco-reco-de-purim

Nenhum comentário:

Postar um comentário