sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Venha soprar o Shofar

Venha soprar o Shofar

Rosh Hashaná é o Dia do Julgamento, quando Deus começa a decidir o que reserva para nós. Isso inclui um ritual importante que também dá a este dia mais um nome bíblico: Iom Teruá, o dia de soprar o shofár.

Eu sei que você não chamaria o jazzista Dizzy Gillespie (1917-1993) para cumprir essa mitsvá, pois não se trata de um instrumento de sopro como você costuma ver em uma banda de jazz. É um shofár - um chifre de carneiro. Por que temos um “toque musical” em um dia que, logicamente, deveria ser somente devotado a palavras e orações? E por que obtemos o som de um chifre de carneiro em vez de tocarmos notas especiais de algum outro instrumento? Embora a Bíblia não explique, o simbolismo é claro para os comentadores rabínicos. Aqui vão algumas das explicações mais populares que já foram oferecidas com respeito ao shofár:

* Durante os dias em que os judeus vagaram pelo deserto entre o Egito e a Terra Prometida, sempre se tocava o shofár como sinal para retomarem a caminhada, buscarem novas paradas ou seguirem na direção do seu destino final. No princípio de um Ano Novo, que mensagem mais poderosa pode ser dada do que esta, para não ficarmos atolados em algum ponto de nossas vidas e seguirmos adiante, progredirmos, a fim de buscarmos “novas paradas” e reconhecermos a necessidade de aperfeiçoamento e crescimento?

* O shofár era usado nos tempos antigos como um chamado para a guerra. Como um toque repentino de sirene no ar, significava mobilizar as pessoas para atacar os inimigos. Em Rosh Hashaná, o shofár também serve como um chamado para a guerra, para a luta contra os nossos maus instintos; contra nossa inclinação para ficarmos passivos diante da injustiça; contra nossa relutância em atacar a tendência para buscarmos o conforto e passarmos a nos preocupar com nossos semelhantes, com o caminho fácil em vez do caminho certo. Não há dia melhor do que o Dia do Julgamento para ouvirmos um chamado que nos lembre de “fazer o que deve ser feito”.

Para ler as outras três explicações e o resto deste texto incrível, clique aqui:

 http://www.sefer.com.br/content/36/venha-soprar-o-shofar

Nenhum comentário:

Postar um comentário