terça-feira, 16 de junho de 2015

A FILOSOFIA DO TALMUD

A FILOSOFIA DO TALMUD aborda com originalidade e perspicácia um tema bastante complexo: a maneira como a filosofia judaica clássica abrange e afeta todas as áreas da nossa vida. O autor, rabino Samuel Belkin, ex-presidente da Yeshiva University de Nova York, define o judaísmo como uma teocracia democrática - teocracia, porque sua escala de valores é fruto da incontestável soberania Divina; democrática, porque suas leis baseiam-se na santidade da vida humana.
Partindo desta definição, ele expõe o caminho percorrido por nossos Sábios para a elaboração da Halachá, o código que regulamenta a aplicação direta ao cotidiano dos mais profundos princípios éticos e morais da Torá.
No judaísmo, a ênfase dada à prática diária das leis da Halachá é um dos pilares do sólido estilo de vida que reflete fielmente a essência da religião e, ao mesmo tempo, amplia nossa contribuição ao universo humano dentro do qual interagimos. Esta filosofia, enraizada nos textos bíblicos, floresce nas interpretações talmúdicas e pós-talmúdicas e fundamenta cada uma das leis que regem os vínculos entre o homem e seus semelhantes e entre o homem e Deus. Segundo o autor, é a qualidade destes vínculos e o cuidado constante com seu aperfeiçoamento que nos permite a conquista da conduta correta em relação à fammlia, à comunidade e à Criação Divina como um todo.
http://www.sefer.com.br/details/3119/filosofia-do-talmud

Nenhum comentário:

Postar um comentário