terça-feira, 5 de março de 2013

Porta-matsá







O porta-matsá é um objeto de pano, normalmente redondo, composto de 4 camadas de tecido costuradas entre si parcialmente, formando 3 bolsos. Ele é usado na noite de Pêssach, durante o leil hasêder.

Logo no início da noite, quando sentamos à mesa do sêder, separamos 3 matsót e colocamos uma dentro de cada um desses bolsos. Cada bolso representa um segmento do povo de Israel: o superior, os cohanim, os descendentes das famílias de sacerdotes; o do meio, a tribo de Levi; e o terceiro, o resto do povo, denominado Israel.

Cada uma dessas matsót é consumida em um momento da noite, mas o destaque é da matsá do meio, que tem uma função especial e normalmente muito esperada pelas crianças. Na parte inicial do sêder, mais precisamente na seção chamada Iacháts, nós retiramos a matsá de Levi e a quebramos em duas partes. A menor parte volta para seu bolso enquanto a maior é colocada num pano especial e guardada pra ser o afikomán. Esse afikomán deve ser escondido com cuidado, iniciando um caça-tesouro que diverte as crianças. No entanto, o papel desse pedaço de matsá não termina aí. Depois de encontrada, essa matsá é repartida no final da refeição, para deixar todos com aquele gostinho delicioso de matsá de Pêssach na boca!






Lindo Porta-matsá bordada, para mais informações, acesse o link:

Editora e Livraria Sêfer
A livraria Judaica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário